Após um acidente de trânsito, você deve considerar diversos fatores, tanto de saúde quanto jurídicos. Você precisa manter a tranquilidade, mesmo que não seja fácil, e saber como reagir.
Embora ninguém saia para dirigir pensando que vai sofrer um acidente de trânsito, são situações factíveis e você tem que saber como reagir. A Rogani Corretora de Seguros vai deixar algumas dicas que serão muito úteis nesses casos.
Cuidados de saúde: a saúde em primeiro lugar
A primeira coisa que você deve fazer depois de um acidente de trânsito é examinar se você não se machucou. Com a adrenalina, muitas vezes nem percebemos uma lesão ou corte. Depois verifique se os demais envolvidos no acidente estão bem ou se necessitam de algum atendimento.
Fotografias: a captura de imagens do acidente será sua prova do fato
A maioria de nós tem um telefone celular com câmera, por isso é importante fotografar tudo, desde os documentos dos veículos envolvidos no acidente de trânsito, a identificação e a CNH do outro motorista, até os arredores e quaisquer marcas de pneus que possam ter ficado no pavimento. Isso pode esclarecer quem foi o responsável e quem deve arcar com os custos dos danos gerados.
Encontre testemunhas
Obtenha os detalhes de alguém que observou o acidente. Em litígios judiciais, você precisará de uma testemunha para contar o que aconteceu. Não esqueça de pegar o telefone de contato e verificar se está correto.
Seguradora
Se você provocou o acidente de trânsito e já possui um seguro automóvel, entre em contato com a central para informar o sinistro e solicitar guincho e taxi, se for necessário. Mesmo que o veículo tenha condições de trafegar, entre em contato com a seguradora para saber onde você deve levar o veículo para vistoria.
Caso o acidente tenha sido provocado por terceiro, ela é quem deve acionar o seguro e todos os reparos ficaram por conta da seguradora da pessoa que provocou o acidente.