Você entra no carro, gira a chave para ligá-lo e nada acontece além de uma pequena luz vermelha no painel, indicando que a bateria está descarregada. Ela é a responsável por fornecer a corrente elétrica de que o motor necessita para dar partida e sua duração é limitada. Com um kit de cabos e o conhecimento necessário, você pode carregá-lo para se livrar dos problemas. A Rogani vai contar como você pode fazer isso.
A bateria do carro é a responsável por acumular e fornecer corrente elétrica para que o motor funcione por um processo químico. É constituído por um acumulador com placas ligadas alternadamente. Cada uma das peças fica em um compartimento com água destilada e ácido sulfúrico, que ao entrarem em contato com as placas de chumbo reagem produzindo energia. Junto com o alternador, é responsável por produzir corrente para o carro e operar seus equipamentos elétricos quando estiver desligado, como rádio, luz ou GPS.
A bateria oferece carga situações de grande demanda de energia do carro, como durante uma noite de inverno onde tem que cobrir o uso dos faróis, do limpador de para-brisa e do aquecimento.
Passos para recarregar a bateria do seu carro
Conecte as braçadeiras: com os capôs de ambos os carros abertos, coloque as braçadeiras com fios vermelhos nos terminais positivos, uma das braçadeiras pretas no terminal negativo da bateria carregada e a outra coloque-a na bateria descarregada.
Ligue o carro: ligue o carro cuja bateria você vai transferir energia e acelere levemente por cerca de 2.000 rpm. Desta forma, a energia passará pelos cabos e a bateria descarregada voltará a ficar carregada.
Verifique se funcionou: após cerca de cinco minutos, ligue o carro com a bateria descarregada para testar se o procedimento funcionou. Se ele ligar da primeira vez, você pode remover as braçadeiras e deixar o carro funcionando e funcionando por 20 minutos para carregar totalmente a bateria.
Ao remover as braçadeiras, remova primeiro o pólo negativo da bateria do carro doador e depois o da bateria descarregada. Faça o mesmo com a braçadeira de fio vermelho.
Você também pode ligar para sua seguradora
Se você não quiser fazer esse procedimento, você também pode acionar o seguro do automóvel para que ele envie um profissional para fazer a recarga. Normalmente ele é enviado em poucos minutos e traz todos os equipamentos necessários para fazer a recarga, inclusive uma bateria extra. Por isso, é sempre importante ter o telefone da seguradora salvo no seu celular para esse tipo de imprevisto.